quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PELADA: MAIOR E MELHO MANIFESTAÇÃO DO FUTEBOL


Peço permissão para divulgar neste espaço da AVET/PB, um comentário publicado no Blog do Juca Kfouri acerca do encantamento da pelada em comparação com o futebol praticado no último jogo entre Brasil e Argentina, onde o único lance digno de ser aplaudido foi a "lambreta" de Damião. Aliás, jogada que foi inacreditavelmente aplaudida pelos torcedores argentinos. Algo para passar para a história, considerando a grande rivalidade entre as duas seleções. Será que o torcedor brasileiro aplaudiria uma jogada de efeito do Messi? Não vale quando o aplauso for uma forma de vaiar a seleção canarinho.

Ari 54

Por LUIZ GUILHERME PIVA*

ó quem jogou pelada faz o que o Damião fez.

É uma espécie de apresentação de armas, na rua, na praia, na terra, no capim.

Um “sabe com quem está falando?”.

Diferencia quem joga de quem não joga. Garantia de que vai ser respeitado pelo adversário e de que vai receber passes dos companheiros.

E recurso para suplantar buracos, lamas, castelos de areia, latas e patinetes.

Mais: dá à pelada a comoção que toda felicidade deve ter.

Porque a pelada é a maior manifestação do futebol como jogo, brincadeira e prazer. Por isso, a pelada é a maior e melhor manifestação do futebol.

O futebol como esporte é uma porcaria.

Brasil e Argentina, na quarta, era o retrato acabado desse esporte, culminância de seu aperfeiçoamento por técnicos e estudiosos ao longo de tanto tempo.

O Damião foi lá e melhorou tudo. Criou um sublime minuto de pelada no meio da chatice esportiva.

Por uns segundos apenas. Mas inesquecíveis.

Um sonho que ele, sozinho ­ – na ausência do amigo Cosme ­–, nos serviu como uma guloseima isolada, num único dia doce, no meio de um ano amargo





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A AVET – ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DA TORRE, criada oficialmente em 02 de agosto de 2007 é o resultado do anseio dos peladeiros que iniciaram a prática do futebol de veteranos no antigo estádio o “Trigueirão”. Seu mentor é Renato Simão, o Cabral, que incentivou e levou adiante a idéia da AVET, que hoje é uma realidade. A AVET também é conhecida como Pelada José “Longa” Gonzaga, em homenagem ao símbolo do peladeiro e amante do futebol amador da Torre. A AVET é o mecanismo legal criado pelos abnegados do futebol amador da Torre e outros que se juntaram e estão se juntando à nossa causa visando adquirir um espaço próprio para a prática do nosso futebol.

Arquivo do blog

Postagens populares

Total de visualizações